Em 1872
Em Macerata, uma pequena aldeia medieval no centro da Itália, AUGUSTO BORGANI, impulsionado pela sua paixão pela música, decidiu iniciar a produção de instrumentos musicais e criou uma pequena oficina. Seu amor por artesanato, juntamente com a atitude de um moderno e perspicaz empresário, inspirou Augusto a inovar.
Ele enviou seu filho Arturo aos E.U.A. para trabalhar na Conn e aprender os mais avançados meios de produção e técnicas de fabricação. Esta preciosa experiência no exterior fez com que a Borgani pudesse atingir os mais altos padrões de qualidade.
Em 1920 Com a morte de Augusto, o outro filho Orfeo, decidiu estudar e formou-se em Clarinete no Conservatório de Bolonha, interrompendo a sua carreira artística e siguindo os passos de seu pai. Muito dedicado, Orfeo desenvolveu técnicas de produção, promovendo estudos e pesquisas e concentrando-se na fabricação de instrumentos de madeira. Porém, Orfeo não deixou de reconhecer as extraordinárias qualidades e a importância do saxofone e quis apostar nesta nova linha de produção.
Em1956 Após a morte prematura de Orfeu, o seu terceiro filho, GIUSEPPE, iniciou as atividades, e os seus interesses e esforços foram totalmente dedicados ao desenvolvimento de novas estratégias comerciais e de marketing. Apesar da difícil situação da economia internacional, nesse momento, a sua habilidade nos negócios e seu conhecimento do mercado permitiram-lhe ampliar a distribuição e rede de vendas, atingindo a meta de exportar instrumentos Borgani para todo o mundo.
Em 1983 Giuseppe deixou a fábrica ao seu único filho Orfeo, a 4ª geração, atualmente líder da empresa. Orfeo optou por reorganizar a estrutura da empresa e o sistema de produção, fabricando apenas saxofones profissionais. Sua nova abordagem destina-se a uma grande flexibilidade e adaptabilidade ao mercado, mas nunca perdendo de vista a antiga tradição.
Em1990 Após anos de pesquisa e experimentação, a produção do sax começa com o uso de diferentes metais preciosos, depositados sobre uma base de latão e misturado com esese outros metais. Nasce as sete ligas, os sete sons e pela primeira vez o músico tem a possibilidade de escolher as caracterísiticas timbrísticas do saxofone com dinâmicas diferentes umas das outras. É o começo de um caminho revolucionário, a espinha dorsal da produção
Em 1997 Para comemorar o seu 125 º aniversário de fundação da fábrica, a Borgani lança oficialmente no mercado o inovador Sax Soprano Jubileu. Se trata da fato o primeiro, e ainda exclusivo Soprano, com a possibilidade de trocar a campana. Este recurso novo e revolucionário permite ao músico escolher qual tipo de campana a ser usado, de acordo com a forma e material, a fim de obter um som diferente ou uma propagação particular do som.
Em 2012 Compromisso contínuo, a paixão, a capacidade de design e uma forte dedicação aos seus clientes permitem, que a Borgani Saxofones, continuar a representar, após mais de um século, um ponto preciso de referência para todos aqueles músicos que desejam estabelecer uma relação privilegiada com o seu fabricante de instrumento. Os valores da marca Borgani continuam a permanecer inalterada ao longo do tempo, desempenhando um papel importante na história de instrumentos musicais. A marca, que em 2012 comemora seu aniversário de 140 anos, continua a ser percebido pelo mercado por aqueles que tem suas precisas peculiaredades, enquanto o espírito do fundador Augusto Borgani continua a ser transmitida de geração em geração como um exemplo permanente de habilidades criativas e empreendedorismo de uma histórica fábrica artesanal.